terça-feira, 15 de abril de 2014

Programa de Bolsas Santander recebe inscrições até 11 de maio

O convênio estabelece mobilização acadêmica para realizar estudos em universidades mexicanas com bolsa do Banco Santander S/A, segundo termos do convênio firmado com a UEPG

Até 11 de maio permanecem abertas as inscrições e pré-seleção de alunos para candidatar-se ao Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2014 (www.santanderuniversidades.com.br/bolsas). O acordo foi instituído através de convênio firmado entre a UEPG e aquela instituição. As inscrições têm divulgação a partir de edital num trabalho da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Escritório para Assuntos Internacionais.
O convênio estabelece mobilização acadêmica para realizar estudos em universidades mexicanas com bolsa do Banco Santander S/A, segundo termos do convênio firmado com a UEPG. As linhas do convênio se dirigem para acadêmicos do setor e cursos em Ciências Humanas (Licenciaturas em História, Pedagogia, Letras Português/Inglês, Letras Português/Francês, Letras Português/Espanhol, Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Música, e Bacharelado em História.
No setor de Ciências Sociais Aplicadas, os cursos envolvidos são bacharelados em Serviço Social, Jornalismo, Administração, Administração com linha de formação em Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, e Turismo. A área de Ciências Jurídicas beneficia o bacharelado em Direito. O programa busca contribuir através de intercâmbio de estudantes de graduação de instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, peruanas, portoriquenhas e uruguaias para incrementar a qualidade da formação dos seus alunos.
Critérios e Exigências
A pré-seleção será realizada por comissão designada pela Prograd e pelo EAI a partir da análise do desempenho acadêmico do candidato mensurado pela média geral e averiguação sobre a participação (e contemplado) do acadêmico em algum outro certame da mesma natureza, mesmo que por outro contemplado. Além de pertencer às áreas do conhecimento exigidas, são critérios eliminatórios não conter reprovações no histórico, ter média global superior a sete, e não estar cursando o primeiro ano no momento da inscrição (1° semestre de 2014).
Outro critério é não estar cursando o último ano do curso na data de embarque para o México para efetuar as atividades do convênio (1º semestre de 2015). A classificação leva em conta o critério de “proporcionalidade e igualdade de distribuição de vagas por setores e cursos. Foi estabelecido pela Prograd e EAI do seguinte modo: serão classificados 16 alunos com a maior média global de cada um dos cursos permitidos; e os 16 alunos serão classificados por ordem decrescente das médias globais. Serão convocados em primeira chamada os cinco primeiros candidatos com maior média global (aferida por curso), respeitando-se a ordem constante nos itens anteriores.
A inscrição exige o preenchimento do formulário de inscrição (www.santanderuniversidades.com.br/bolsas). O resultado da pré-seleção pela UEPG tem publicação até 30 de maio de 2014 no site www.uepg.br. Os candidatos contemplados com as bolsas deverão permanecer por seis meses no México. No retorno à UEPG, efetuar comprovação (documentada) de todas as atividades desenvolvidas no México, além de todas as exigências definidas na Resolução Promei (Res. CEPE, nº 78/2011) junto a Prograd e ao Colegiado de Curso.
Informações:


fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário