segunda-feira, 28 de abril de 2014

A importância da internet para o turismo

Viajantes se apoiam nas redes sociais para decidir o roteiro, organizar a viagem e compartilhar informações
A internet está presente em todas as fases de uma viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações. Para turistas estrangeiros e brasileiros, os meios digitais têm se consolidado, nos últimos anos, como a principal fonte de informações, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. A cada hora, internautas de todo o mundo realizam 625 mil buscas no site Google sobre viagens, de acordo com dados da empresa.

Por conta da importância da internet para o viajante, o Ministério do Turismo investe em suas nove mídias sociais, um meio importante de troca de informação com o cidadão e com o viajante. O Ministério do Turismo ultrapassou o número de 630 mil conexões, entre fãs, seguidores e assinantes. Significa que uma informação divulgada pelas redes eletrônicas do MTur atinge meio milhão de perfis de usuários, sem considerar os milhares de compartilhamentos.

O Brasil é destaque nas principais redes sociais que envolvem turistas pela internet, seja pela beleza de suas praias, como destacou o TripAdvisor em recente eleição de melhores destinos; seja pelas praias e gastronomia, como revelou uma das maiores comunidades de viajantes da internet, a Minube, visitada por mais de 30 milhões de turistas, das redes Pinterest, Facebook, Twitter e Google+.

Na última semana, representantes do Google, Facebook e TripAdvisor estiveram presentes na WTM Latin America 2014 e reforçaram a importância da rede no acesso à informação. De acordo com Leonardo Vieira e Vinicius Landucci, da área de Novos Negócios do Google, 105 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Deste total, cerca de 82% usa a internet como fonte de informação para fechar a viagem, Além disso, o tempo médio dessa pesquisa é de 30 dias.




Fonte: Ministério do Turismo


Um comentário: