segunda-feira, 14 de abril de 2014

O retorno dos agentes de viagem


Um acolhedor café da tarde foi enviado a Cristina e sua família assim que se acomodaram na suíte do resort. Eles foram acompanhados por um simpático carregador que levou as malas até o quarto que acomodaria Cristina e seus dois filhos durante a viagem a Pernambuco.


O excelente tratamento recebido pela família no resort não custou caro. Na verdade, foi pago um valor menor do que o previsto para a reserva de tal suíte. E isso tampouco foi resultado de horas de pesquisas cansativas na internet. Ela conseguiu a viagem dos sonhos por meio da ajuda de um agente de viagem sem que fosse necessário sair de sua casa. Cristina contou com a ajuda do BomTrip.com, o portal que permite o contato -  incluindo negociação e pagamento – entre viajantes e agentes via internet.
A decisão se deu porque Cristina precisava de recomendações especiais e do suporte de alguém que a orientasse de acordo com suas necessidades, já que viajava com duas crianças e gostaria de evitar que qualquer problema acontecesse durante a viagem. Ela queria um profissional que conhecesse bem o destino e soubesse indicar quais atividades poderiam ser feitas para tornar aquele momento em família ainda mais agradável.
De acordo com os relatórios da indústria do turismo, clientes como Cristina, que procuram um atendimento personalizado, não são tão poucos quanto se pensa. Segundo um levantamento do BomTrip.com, existem no Brasil aproximadamente 15 milhões de viajantes que se enquadram nesse perfil. Além disso, indicando a futura tendência mundial, há mais ou menos três anos as agências de turismo americanas têm vivenciado um crescimento em suas vendas, apesar das desvantagens perante os grandes portais da internet.
Essa boa notícia se dá como reflexo do que aconteceu às agências americanas, que voltaram a prosperar a partir de 2011. Com isso, os agentes de viagem voltaram a ser pauta de discussões: “estariam eles de volta?”. Naquele contexto, logo após um período em que se acreditava na total dominação dos grandes portais de viagem, era difícil acreditar que sim. Mas, como os números provaram, os agentes de viagem americanos recuperaram sua força, e o BomTrip.com veio para fazer com que as agências brasileiras também vençam esses obstáculos.
Apesar de todas as dificuldades, a esperança cresceu, e ainda cresce, à medida em que os viajantes se cansam de ter seu tempo e sua energia consumidos pelas inúmeras pesquisas necessárias ao se planejar uma viagem por conta própria. No mundo contemporâneo, mais rápido e movimentado do que nunca, o tempo aparece como um bem de valor inigualável.
Apesar do surpreendente retorno, não se espera que o mercado das agências volte à era pré-internet. Mas, ao que tudo indica, os agentes de viagem ainda desempenham um papel bastante relevante no universo do turismo. E tudo isso se deve a um simples fato: seres humanos não devem ser substituídos por máquinas, mas sim trabalhar em colaboração com elas. E é exatamente isso que o BomTrip.com faz: oferece via internet o atendimento personalizado dos agentes de viagem e, com isso, atrai cada vez mais clientes para as agências.
Além disso, o padrão de atendimento dos agentes evoluiu muito. Aquele tempo em que se consultava um agente de viagens para perguntar-lhe o que fazer ficou para trás. O agente atual não determina o destino do cliente, ele trabalha em colaboração com o viajante, que já tem uma ideia do que deseja fazer, e procura entender suas vontades e avaliar o que cabe no seu bolso. E a plataforma criada pelo BomTrip.com é ideal para promover essa comunicação entre agente e viajante, fazendo com que o entendimento seja pleno e que a viagem saia como (ou melhor que) o esperado.
Os agentes contemporâneos também se preocupam em oferecer aos viajantes opções exclusivas que eles não conseguiriam organizar facilmente por conta própria, como, por exemplo, um curso de dança balinesa ou um cruzeiro noturno pelo rio Nilo. Ou seja, agentes podem acrescentar à viagem elementos para torná-la mais autêntica e especial.
Apesar de estar resolvido quando às suas vontades, o cliente contemporâneo, assim como todo o resto do mundo, não têm tempo para sair de sua casa à procura do serviço que deseja. Hoje, dá-se prioridade a tudo o que pode ser resolvido sem sair do lugar. Por isso, o BomTrip.com se caracteriza como uma plataforma de auxílio não somente para os agentes, mas também para os viajantes, já que facilita o acesso até o serviço personalizado.
E é assim, on-line, que os agentes ganham força para competir com os grandes portais de viagem que, por sua comodidade, tanto atraíram os viajantes. Agora, os agentes e agências podem oferecer não só a comodidade, mas também o que já ofereciam antes da invasão virtual, o serviço de conselheiros pessoais que desejam proporcionar a seus clientes a melhor experiência antes, durante, e depois da viagem.
Tony Gonchar, o CEO da Sociedade Americana dos Agentes de Viagem, uma vez escreveu: “Graças a seu profundo conhecimento, experiência e conexões na indústria do turismo, os agentes de viagem podem proteger não somente o dinheiro de seus clientes, mas também seu maior bem, o tempo.” A frase de Tony Gonchar resume, em poucas palavras, o porquê do tão inesperado retorno dos agentes de viagem.

Fonte: www.bomtrip.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário